tag:blogger.com,1999:blog-30974568396217049202023-11-15T05:54:30.090-08:00Aprendendo Para a VidaAprendendo para a vidahttp://www.blogger.com/profile/15082688774636034287noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-3097456839621704920.post-73690399584703514922008-11-15T21:25:00.000-08:002008-11-15T21:33:30.633-08:00Números do racismo no Brasil<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 19.85pt;">No mês passado, a Universidade Federal do Rio de Janeiro divulgou o Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil. O estudo revela alguns dos números do racismo no Brasil: <span style=""> </span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">- De cada 10 brasileiros pobres, 6 são negros;</p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">- A mortalidade infantil é 60% superior entre as crianças negras;</p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify;">- Uma negra pobre, nordestina, moradora da zona rural ganha, hoje, em média, 1/3 do que ganha um cidadão branco;</p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify;">- 19% dos negros e 11% dos pardos ou mulatos já se sentiram discriminados por causa da cor em alguma situação relacionada ao trabalho;</p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify;">- Os negros, que têm rendimentos, em média, de R$ 390,90, recebem em média 46% a menos do que os brancos, que ganham, em média, R$ 718,50 por mês.<o:p></o:p></p>Aprendendo para a vidahttp://www.blogger.com/profile/15082688774636034287noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3097456839621704920.post-1897871511153762492008-11-15T21:22:00.000-08:002008-11-15T21:24:12.806-08:00Tecnologias educacionais: envolvendo alunos e professores na construção do conhecimento<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 19.85pt;"><span style="font-family: Arial;">Quando falamos em tecnologia, geralmente vem à nossa mente coisas “sofisticadas”, como computadores, câmeras digitais e <i style="">Ipods</i>. Quando falamos em tecnologias na educação não é diferente: lembramos de aparelhos de DVD, computadores, aparelhos de <i style="">data</i> <i style="">show</i>. Até aí, nenhum problema: todos estes exemplos se enquadram na categoria tecnologia. Mas, o que nós, professores, costumamos esquecer nessa história é que utilizamos outras tecnologias menos “sofisticadas”, como o giz, a lousa e o apagador.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 19.85pt;"><span style="font-family: Arial;">No caso especifico da educação, o problema que temos para resolver é: como dar às tecnologias um uso eficaz, como transformá-las em instrumentos para apreensão dos saberes e que levem os alunos a intervirem de forma problematizadora na realidade social?<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 19.85pt;"><span style="font-family: Arial;">O giz, por exemplo. O hoje tão odiado giz representou um grande avanço tecnológico na arte de ensinar. Basta imaginar alguns povos antigos, que aprendiam a escrever em caixinhas de areia. Se um aluno esquecesse sua caixinha com areia, ficava em situação complicada. Assim, nesse sentido, a invenção do giz foi uma grande revolução.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 19.85pt;"><span style="font-family: Arial;">E ainda hoje o giz tem sua utilidade para a transcrição de informações importantes (curtas, de preferência). No entanto, preencher a lousa com um texto que ocupará todo o tempo da aula e levará o aluno a exercitar a mão durante 50 minutos, quando poderia estar exercitando a mente e a palavra em discussões realmente relevantes – isto é um contra-senso, numa época em que as informações circulam em grande velocidade e dispomos de mídias mais interessantes para acessar essas informações, como livros, CD-ROMS, DVDs e Ipods.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 19.85pt;"><span style="font-family: Arial;">Percebemos assim que podemos melhorar a relação ensino-aprendizagem procurando usar as tecnologias educacionais da melhor maneira possível. De que adianta dispor de computador com acesso a Internet se o utilizo tão-somente para visitar sites de tititis sobre celebridades e outras coisas do gênero?<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 19.85pt;"><span style="font-family: Arial;">Assim, podemos ter as mãos o PC de última geração e utilizá-lo de maneira pouco significativa no aprendizado. Logo, devemos traçar objetivos educacionais claros e práticos, que proporcionem uma relação ao mesmo tempo prazerosa e produtiva com a tecnologia, fazendo com os saberes em foco tenham real sentido para nossas vidas.<span style=""> </span><span style=""> </span><span style=""> </span><span style=""> </span><o:p></o:p></span></p>Aprendendo para a vidahttp://www.blogger.com/profile/15082688774636034287noreply@blogger.com1